Gestão Internacional de Recursos Humanos

Gestão Internacional de Recursos Humanos



A Gestão Internacional de Recursos Humanos (GIRH) pode ser definida como um conjunto de atividades voltadas para a gestão de recursos humanos em nível internacional.

Ele se esforça para atingir os objetivos organizacionais e obter vantagem competitiva sobre os concorrentes em nível nacional e internacional.

O GIRH é composto por funções típicas de GRH, como recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e demissão feitas em nível internacional e exercícios adicionais, como gerenciamento de habilidades globais, gerenciamento de expatriados e assim por diante.

Em suma, o IHRM está preocupado com o manejo dos recursos humanos nas Empresas Multinacionais e inclui o gerenciamento de três tipos de funcionários:

  1. Funcionários do país de origem– Os funcionários que residem no país de origem da empresa, onde a sede administrativa está situado.

Por exemplo: Um brasileiro que trabalha numa empresa brasileira localizada no Brasil.

  1. Funcionários do país anfitrião– Funcionários residentes no país em que a subsidiária está localizada.

Por exemplo, um brasileiro que trabalha como NRI em algum país estrangeiro.

  1. Funcionários de países terceiros– São funcionários que não são do país de origem ou do país de acolhimento, mas que são empregados na sede adicional ou corporativa.

    Por exemplo, uma multinacional brasileira, que tem seu escritório corporativo na Argentina, pode empregar uma pessoa chilena como CEO da subsidiária. O chileno é um empregado de um terceiro país.

GIRH vs. GRH

Existem muitas semelhanças entre a gestão de recursos humanos no nível nacional e internacional.
No entanto, vamos dar uma olhada nas diferenças entre eles com a ajuda dos pontos abaixo:

  • A gestão de recursos humanos interna ocorre em nível nacional, ou seja, dentro de um país, e a gestão internacional de recursos humanos ocorre em nível internacional, isto é, entre dois ou mais países.
  • A GRH doméstica está envolvida com a gestão de funcionários pertencentes a uma nação e a GRH está envolvida com a gestão de funcionários que pertencem ao país de origem e ao país de acolhimento, bem como aos empregados de países terceiros.
  • A GRH doméstica está preocupada com a gestão de um número limitado de atividades de GRH no nível nacional e a GIRH está preocupada com o gerenciamento de atividades adicionais, como a gestão de expatriados.
  • A GRH doméstico é menos complicado devido a menos impressão do ambiente externo. A GIRH é comparativamente mais complicado, pois é profundamente afetado pelos fatores externos, como distância cultural e fatores institucionais.

Podemos concluir que tanto a GIRH quanto a GRH compartilham alguns fundamentos de semelhanças e dissimilaridades, mas ambos têm sua própria importância.

Além disso, eles contribuem para o desenvolvimento de um país de maneira combinada.




Clique em PRÓXIMA AULA abaixo para continuar este curso e receber um Certificado Digital gratuitamente ao concluir

CADASTRE-SE AGORA em nosso canal de Cursos em Vídeos no YOUTUBE para receber novos Cursos em primeira mão – youtube.com/c/GynCursosOnline

 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES