Gestão do Desempenho

Gestão do Desempenho



A gestão do desempenho dos funcionários é um dos elementos-chave para o sucesso organizacional no atual contexto das empresas.

Como sabemos, todas as empresas estão ocupadas tentando se adaptar a uma visão centrada em recursos.

Como já mencionamos, as empresas do setor de serviços que trabalham mais próximos das pessoas, precisam considerar que o desempenho dos seus funcionários é gerenciado de maneira holística pelos clientes.

Gestão de desempenho eficaz e avaliação

Vamos dar uma olhada na eficácia da gestão de desempenho e avaliação baseado nos seguintes pontos:

  1. Uma rua de duas vias

Falando sobre o desempenho dos funcionários, precisamos lembrar que é um processo de mão dupla que liga o gerente e o funcionário ao gerente de RH, que desempenha o papel de mediador.

Por exemplo, qualquer conversa sobre o desempenho do funcionário deve incluir o gerente, o empregado e o gerente de RH.

Assim, é imperativo que ambas as partes desta transação entendam suas responsabilidades e trabalhem juntas para garantir que o processo seja suavizado.

  1. O papel do gerente

O gerente tem o dever de garantir que sua administração dos funcionários esteja isenta de preconceitos.

Em empresas e setores em que os funcionários se sentem discriminados, isso leva desgastes, à redução do moral dos funcionários e, em casos extremos, a ações judiciais contra a empresa.

Assim, o gerente tem que manter o diálogo sempre que necessário com sua equipe para ajudá-los e resolver qualquer problema que possa aparecer, e não ficar lembrando-os das políticas da empresa e questionando-os sobre os seus desempenhos.

No decorrer do trabalho em equipe, há instâncias em que a conversa entre o gerente e a equipe deve ocorrer.

Cabe ao gerente certificar-se de que tais casos não se transformem em um efeito corrosivo que ameace a própria existência da equipe e que degrada o desempenho da equipe como um todo.

  1. O papel do empregado

Assim como o gerente tem a responsabilidade de gerenciar a equipe de maneira eficaz, os funcionários também têm responsabilidades correspondentes.

Absenteísmo, fugir do trabalho, atitudes indiferentes em relação ao trabalho são algumas das coisas que o empregado deve evitar.

É melhor para o funcionário saber que, uma vez sendo conhecido que teve um problema de atitude, será difícil para o funcionário romper a percepção e atuar de forma eficaz.

Isso não significa que o funcionário tenha que aceitar tudo agora em silêncio porque errou.

O que se deve fazer aqui é que o funcionário deve usar os canais disponíveis para corrigir seu problema, em vez de ficar aborrecido no trabalho.

  1. Foco Organizacional

Embora o papel do gerente de RH e da organização pareça ser relativamente pequeno, é um fato que os objetivos e a cultura organizacionais desempenham um papel muito importante na garantia de que o desempenho do funcionário é gerenciado para o benefício da organização.

Vimos a importância de gerenciar o desempenho dos funcionários para o progresso da organização.

Aqui deve-se notar que há chances reais de que a centralidade leve à degradação do progresso, se não for devidamente verificada.

Se as organizações quiserem minimizar o atrito e aumentar a moral dos funcionários, a primeira coisa que podem fazer é garantir que o sistema de gerenciamento de desempenho dos funcionários seja simplificado.

  1. Processo de Avaliação de Desempenho

O processo de avaliação de desempenho, simplesmente, é a época do ano em que os funcionários são examinados sobre seu desempenho durante os últimos seis meses ou um ano, dependendo do prazo definido para o mesmo.

O processo de avaliação de desempenho é conduzido entre o empregado e seu gerente em um primeiro turno, e depois entre o gerente e o seu supervisor, ou gerente geral antes de ir para o terceiro turno.

A terceira rodada inclui as pessoas da direção, bem como o gerente de RH, mas exclui o empregado.

Gerenciar o desempenho dos funcionários dentro de uma estrutura maior de metas organizacionais é fundamental para as organizações que contam as pessoas como seus principais ativos, mas, ainda assim, isso pode ser feito com eficiência, conforme discutido acima.




Clique em PRÓXIMA AULA abaixo para continuar este curso e receber um Certificado Digital gratuitamente ao concluir

CADASTRE-SE AGORA em nosso canal de Cursos em Vídeos no YOUTUBE para receber novos Cursos em primeira mão – youtube.com/c/GynCursosOnline

 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES