Gerenciamento de Remuneração

Gerenciamento de Remuneração



Vamos começar nossa discussão sobre Gerenciamento de Remuneração com uma pergunta simples: “O que é compensação?”

Em termos muito simples, a Compensação ou Remuneração é o resultado ou recompensa que os funcionários recebem em troca de seu trabalho.

Compensação inclui pagamentos de bônus, participação nos lucros, pagamento de horas extras, recompensas por reconhecimento e comissão de vendas, etc.

A compensação também pode incluir vantagens não monetárias, como um carro pago pela empresa, habitação paga pela empresa e oportunidades de ações.

A remuneração é uma parte vital da gestão de recursos humanos, que ajuda a incentivar os funcionários a melhorar a eficácia organizacional.

Do ponto de vista de um gerente, o pacote de remuneração oferecido aos funcionários de uma empresa é essencial não apenas porque custa dinheiro, mas porque provavelmente é a principal razão pela qual os funcionários trabalham para a empresa.

Os pacotes de remuneração com bom salário e vantagens podem ajudar a atrair e reter os melhores funcionários.

Uma rápida pesquisa com funcionários sobre a remuneração provavelmente exporá uma expectativa de que os salários são justos e cobrem as despesas básicas, acompanham a inflação, sobram algum dinheiro para poupança (talvez para aposentadoria) e lazer, e que vai aumentando com o tempo.

O esquema de compensação de uma empresa também informa muito sobre os valores e culturas da empresa.

Os funcionários geralmente observam o que uma empresa paga em vez do que ela diz .

Em muitos aspectos, as pessoas se comportam baseado em como são recompensadas.

Um esquema de compensação projeta o que a empresa espera de seus funcionários.

Por exemplo, se a qualidade é um valor essencial, ela deve ser implementada por meio de algum elemento do sistema de remuneração total.

Objetivos da Política de Remuneração

Os objetivos da política de compensação são os seguintes:

  • Reconhecimento pessoal adequado.
  • Manter pessoal qualificado.
  • Desenvolver estruturas de recompensa que sejam justas, com relações de pagamento lógicas e justas entre tarefas de valor diferente.
  • Gerenciar estruturas de pagamento para espelhar os efeitos inflacionários.
  • Assegurar que recompensas e custos salariais lidem com mudanças nas taxas de mercado ou mudança organizacional.
  • Avaliar o desempenho, o dever, a lealdade e observar a progressão.
  • Cumprir os requisitos legais.
  • Manter níveis e diferenciais de remuneração sob revisão e controle de salários ou custos salariais.

Gerenciar a política de remuneração de uma empresa é uma tarefa complexa, pois facilita administrar os salários, reconcilia as aspirações de carreira dos funcionários com relação aos ganhos, alinha os objetivos pessoais dos funcionários com os da organização e mantém os custos da empresa sob controle.

Em suma, o gerenciamento de remuneração é uma prática sincronizada que inclui equilibrar a relação entre o trabalho e o empregado, facilitando benefícios monetários e não monetários para os funcionários.

Importância do Gerenciamento de Remuneração

Uma compensação justa é uma obrigação de todas as organizações, pois dá ao empregado uma razão para se manter na empresa.

Uma organização ganha com um gerenciamento de compensação estruturado das seguintes maneiras:

  • Ele tenta dar um reembolso adequado aos funcionários por suas contribuições para a organização.
  • Ele descobre um controle positivo sobre a eficiência dos funcionários e os motiva para um melhor desempenho e atingir os padrões específicos.
  • Cria uma base para a felicidade e satisfação da força de trabalho e que vai limitar a rotatividade de mão de obra e conferir a organização uma estabilidade.
  • Aumenta o processo de avaliação do trabalho, o que, em troca, ajuda a estabelecer padrões mais realistas e alcançáveis.
  • Ele é projetado para respeitar os vários direitos trabalhistas e, portanto, não resultará em conflitos entre o sindicato dos empregados e a administração.

Isso cria um relacionamento pacífico entre o empregador e os funcionários.

  • Estimula um ambiente de moral, eficiência e cooperação entre os trabalhadores e garante satisfação aos trabalhadores.

Em suma, podemos dizer que a gestão de compensação é necessária, pois incentiva os funcionários a um melhor desempenho e mostrar sua excelência, bem como oferece opções de crescimento e desenvolvimento para os funcionários que merecem.

Tipos de Compensações

Nós aprendemos sobre qual compensação e sua importância é. No entanto, quando se trata de uma organização, seja privada ou pública, as compensações são divididas em:

1. Compensação Direta

É naturalmente composto de pagamentos de salários e benefícios para a saúde.

A criação de faixas salariais e escalas salariais para posições diferentes dentro de uma organização é a responsabilidade central da equipe de gerenciamento de remuneração.

A remuneração direta que está de acordo com os padrões do setor facilita que os funcionários tenha a garantia de que estão sendo pagos de forma justa.

Isso ajuda o empregador a não se preocupar com a perda dispendiosa de pessoal treinado para um concorrente.

2. Compensação Indireta

Centra-se nos encorajamentos pessoais de cada indivíduo para trabalhar.

Embora o salário seja essencial, as pessoas são mais produtivas em empregos em que compartilham os valores e prioridades da empresa.

Esses benefícios podem incluir coisas como cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal, creches subsidiadas, as chances de promoção ou transferência dentro da empresa, reconhecimento público, a capacidade de efetuar mudanças ou trazer algumas mudanças no local de trabalho e serviço e outros.

Estes são os dois tipos de compensação que precisam ser gerenciados e têm sua própria contribuição no desenvolvimento da organização.

Seguindo em frente, veremos os diferentes componentes da compensação.

Componentes da Compensação

Compensação como um todo é composta de diferentes componentes que funcionam como uma ajuda para um empregado após a aposentadoria ou em caso de algum acidente ou lesão.

Agora vamos ver os principais elementos ou componentes que fazem parte da compensação:

1)Salários

Os salários são a remuneração mensal de pagamento de um empregado, que devem cumprir toda a carga horária estabelecida em contrato para ter o direito ao pagamento integral.

2)Subsídios

É um apoio monetário concedido aos funcionários no sentido de fomentar o desenvolvimento de uma determinada tarefa. Vários subsídios poderão ser pagos além do pagamento básico.

Alguns subsídios são descritos abaixo:

  • Abono de Prejuízo– Este subsídio é concedido para proteger o rendimento real de um empregado contra o aumento de preço. A ajuda de custo é paga como uma porcentagem da remuneração básica.
  • Subsídio de Aluguel de Casas– As empresas que não fornecem moradia para seus funcionários pagam o aluguel de casa aos empregados. Este subsídio é calculado como uma porcentagem do salário.
  • Abono Compensatório da Cidade– Este subsídio é pago basicamente a empregados em áreas metropolitanas e outras grandes cidades onde o custo de vida é comparativamente maior.

A indenização compensatória da cidade é normalmente uma quantia fixa por mês, como 30% da remuneração básica no caso de funcionários do governo.

  • Subsídio de Transporte– Algumas empresas pagam o subsídio de transporte que inclui viagens da casa do empregado para o escritório.

Uma quantia fixa é paga todos os meses para cobrir uma parte das despesas de viagem.

3)Incentivos e remuneração baseada no desempenho

A remuneração por incentivo é a remuneração relacionada ao desempenho paga com o objetivo de incentivar os funcionários a produzir mais e melhor.

Incentivos individuais e incentivos de grupo são aplicáveis ​​na maioria dos casos.

Bônus, divisão de lucros e comissões sobre vendas são alguns exemplos de compensação de incentivo.

4)Benefícios / Gratificações

Benefícios adicionais incluem benefícios a empregados como assistência médica, hospitalização, seguro de acidentes, seguro de saúde e de grupo, cantina, uniforme, recreação e similares.

Nos últimos anos, muita atenção tem sido direcionada ao desenvolvimento de sistemas de remuneração que vão além do dinheiro.

Podemos dizer que todos os componentes do gerenciamento de remuneração desempenham um papel muito importante na vida de um funcionário.




Clique em PRÓXIMA AULA abaixo para continuar este curso e receber um Certificado Digital gratuitamente ao concluir

CADASTRE-SE AGORA em nosso canal de Cursos em Vídeos no YOUTUBE para receber novos Cursos em primeira mão – youtube.com/c/GynCursosOnline

 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES