Gabinete de Computador


Os principais componentes
Nas próximas aulas, você vai aprender um pouco mais sobre os componentes principais que constituem um computador.

Você conhece um computador, mas saberia descrever os seus componentes mais importantes?

Você realmente reconhece um computador? Descreva o nome de cada componente abaixo:

Figura: Componentes do computador

Se você respondeu monitor, teclado, mouse e gabinete, acertou!

Mas se a sua resposta foi monitor, teclado, mouse e torre, também acertou. Ou ainda: monitor, teclado, mouse e CPU.

Cuidado! Como já dito na aula anterior, não é correto chamarmos o gabinete de CPU. Veja o porquê.

CPU – Unidade Central de Processamento Ex: Athlon 64, 486 Pentium IV, Sepron

GABINETE – Caixa metálica na qual organizamos as peças internas do micro. Como o HD, placa mãe, memória entre outros componentes que veremos no decorrer do curso.

O gabinete funciona como uma espécie de carcaça, ou seja, uma caixa metálica na qual organizamos as peças internas do micro. É comum muitas pessoas chamarem o gabinete de CPU, sendo que isso é uma forma completamente errada de se referir ao gabinete. A CPU (Unidade Central de Processamento), também conhecida como processador, é um componente localizado dentro do gabinete e é considerado o cérebro do computador, pois todas as informações passam por ela.

Enfim, o gabinete, o teclado, o mouse e o monitor formam um computador. Vamos conhecer melhor esses quatro componentes.

Gabinete

O gabinete, como já foi explicado, é uma caixa que contém os componentes principais do computador. Existem vários tipos de gabinetes, de acordo com o seu formato. Os dois mais conhecidos são o gabinete torre e o gabinete desktop.

Figura: Gabinete torre

Segundo Wikipédia, o gabinete desktop é usado na posição horizontal (como o DVD Player). Sua característica é que ocupa pouco espaço em uma mesa, pois pode ser colocado embaixo do monitor. Uma desvantagem é que normalmente possui pouco espaço para a colocação de novas placas e periféricos. Outra desvantagem é a difícil na manutenção desse tipo de equipamento, mas em alguns casos os ganhos de espaço podem ser mais importantes que outras considerações. A palavra desktop tem vários significados

Aqui desktop é a denominação dada basicamente ao gabinete com os acessórios internos como processador, cooler, placa-mãe, fonte de alimentação, discos rígidos, CD-ROM, gravador de CD, leitor de DVD, gravador de DVD etc.

Figura: Gabinete desktop




 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES