A Fonte de Alimentação do Computador


Os computadores, assim como outros componentes, são alimentados pela energia elétrica, ou seja, utilizam a energia elétrica para funcionar. A fonte de alimentação é que fornece essa energia.

Sua função principal é transformar a tensão alternada em tensão contínua para fornecer a energia necessária para os equipamentos dentro do gabine- te (drive de CD-ROM, HD, drive de disquete etc.) e fora dele (em algumas fontes, existe uma saída para ligar o monitor, principalmente).

Figura: Fonte alimentação

Tensão alternada & tensão contínua
Tensão alternada é a energia que a fonte de alimentação recebe da rede elétrica quando ligamos o computador na tomada.

Quase todas as fontes possuem uma chave seletora de voltagem (110 ou 220 volts), isso porque essa energia pode variar entre 110V ou 220V, dependendo da região do país onde esse micro será ligado.

A tensão contínua é o resultado da transformação da tensão alternada pela fonte de alimentação. Ela transforma essa tensão para distribuir a energia necessária para os equipamentos internos do gabinete. Após a transformação da tensão alternada em tensão contínua, os fios internos de uma fonte de alimentação distribuem diversas voltagens: +3,3V, +5V, +12V, -5V, -12V etc. Essa tensão contínua alimenta o HD, o drive de disquete, o CDROM, a placa-mãe etc. Como você pôde notar, a fonte de alimentação é uma peça indispensável ao computador!

Fontes AT e ATX
Os tipos de fontes mais conhecidos são AT e ATX, porém a fonte ATX é a mais utilizada. No momento de comprar e instalar a fonte, o tipo de compu- tador, o tipo de gabinete e o modelo da placa-mãe, você precisa saber que

as fontes AT já estão fora de mercado. Atualmente os PCs utilizam o padrão ATX. Este padrão é formado pelo conjunto de três componentes: fonte de alimentação, gabinete e placa-mãe do tipo ATX.

Características principais de uma fonte AT
Esse tipo de fonte possui:

  • dois conectores para placa-mãe (P8 e P9), totalizando 12 contatos;
  • um botão liga-desliga de quatro fios;
  • diversos conectores que possuem quatro fios para alimentar os drives de disquete, discos rígidos, drives de CD/DVD e outros dispositivos internos.

 

Características principais de uma fonte ATX
Esse tipo de fonte possui:

  • um único conector para a placa-mãe de 20 ou 24 contatos;
  • diversos conectores que possuem quatro fios para alimentar os drives de disquete, discos rígidos, drives de CD e DVD e outros dispositivos internos;
  • outros conectores, criados pelos fabricantes, dependendo do modelo de placa-mãe ATX produzido.

 

Você pode se perguntar:

Por que a fonte AT saiu do mercado se suas características são tão parecidas com as das fontes ATX?

Veja, a seguir, alguns dos motivos:

Um dos motivos é que os dois conectores da fonte AT (P8 e P9), se colocados de forma invertida na placa-mãe, podem queimar a placa e outros componentes internos do micro. O conector para placa-mãe ATX não tem como ser colocado de forma invertida, existindo uma única posição.

Outra razão é que a principal característica de uma fonte ATX é o seu desligamento via software, ou seja, por meio do comando Desligar do Windows. Outra forma de desligar a fonte ATX é pressionando o seu botão Power durante alguns segundos, mas essa segunda prática não é muito segura.

Na fonte AT, devemos acionar o comando desligar do Windows, e depois desligá-la manualmente pelo botão liga-desliga.

Se desligarmos direto nesse botão, existe o risco de danificar o sistema e o micro.

A vantagem de ter uma fonte ATX é que nela é possível conectar mais dispositivos simultaneamente do que na fonte AT, pois a sua potência é bem maior do que a desta última. Com o passar do tempo, novos dispositivos surgem e se faz necessária uma fonte cada vez mais potente. Nos dias atuais, por exemplo, é possível usar em um único computador gravadores de DVD, CDROM, MP3, MP4, impressora, microfone, caixa de som, câmera digital etc.



VER TUDO Add a note
Você
Adicionar comentário
 


APP GYN Cursos Programa de recompensas GYN Cursos

Cursos Mais Populares

gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES