Evoluções dos computadores


O primeiro computador que surgiu foi o ENIAC, sigla em inglês que significa Integrador e Computador Numérico e Eletrônico.

Segundo a Wikipédia, o computador surgiu na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, para ajudar o exército americano a realizar cálculos de precisão necessários para o lançamento de mísseis e bombas, pois através de cálculos manuais os resultados eram obtidos em 12 horas. Com o ENIAC, os mesmos cálculos levavam 30 segundos!

Computador (ou ordenador) é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

Esse computador pesava cerca de 30 toneladas, era enorme, ocupava uma sala inteira, produzia muito calor e precisava de vários homens para operá-lo.

Com o passar dos anos, o ENIAC inspirou outros computadores.

Sua tecnologia foi aprimorada e surgiram computadores que aqueciam me- nos, com menor custo e muito mais rápido.

Segundo Wikipédia (ÁBACO, 2009), o ábaco é uma calculadora cujo relato mais antigo de uso é de aproximadamente 500 a.C. pela civilização chinesa.

A adição, a subtração, a divisão e a multiplicação podem ser executadas em um ábaco padrão. Desde 1600 d.C., o uso e a evolução do ábaco foram sendo aprimorados pelos japoneses.


Ábaco

Significado da sigla PC

Já ouviu alguém dizendo “O meu PC está com defeito”?

A sigla PC significa Computador Pessoal, do Inglês Personal Computer. O primeiro PC surgiu no início da década de 1980.

Os PCs são microcomputadores que foram desenvolvidos com o objetivo de atender ao uso pessoal, tendo em vista que os primeiros computadores foram projetados com a fi de atender às necessidades de grande porte. O seu custo era altíssimo e sua estrutura física não era compatível com o uso pessoal.

O primeiro PC

Já sabemos que os computadores surgiram para facilitar cálculos, armazenamento de dados e atender às necessidades do Exército e de grandes empresas. Entretanto, com o avanço da tecnologia, esses equipamentos deixaram de pertencer exclusivamente a grandes empresas e começaram a se popularizar na sociedade.

Tudo começou no início da década de 1980, quando a empresa IBM lançou o seu primeiro computador pessoal, o IBM PC.

Segundo a Wikipédia (IBM PC, 2009), o IBM PC foi a versão original e progenitor da plataforma de hardware dos “IBM PC compatíveis”. Lançado em 12 de Agosto de 1981, o modelo original recebeu a denominação IBM 5150. Seu desenvolvimento fi a cargo de uma equipe de 12 engenheiros e projetistas sob a direção de Don Estridge da IBM Entry Systems Division em Boca Raton, Flórida.

É importante ressaltar que a IBM não fabricou o PC, mas o montou e lançou no mercado.

No interior desse micro existia uma peça fundamental para o seu funcionamento, denominada microprocessador, fabricada por outra empresa chamada Intel.

Como você já viu na aula anterior, o computador é dividido basicamente em duas partes, hardware software. Tendo em vista que a Intel era responsável pelo hardware, ainda era necessário o software.

Foi então que a Microsoft desenvolveu o software necessário para esse computador pessoal.

Com essa parceria entre a Intel e a Microsoft, a IBM montou e lançou o primeiro PC, com o processador chamado 8088. Mais adiante a IBM lançou outros computadores pessoais.

Você já ouviu falar em 286, 386 e 486?

Esses eram os nomes dados aos primeiros processadores da Intel.

Na realidade, chamamos os micros dessa forma por causa da especificação dos seus processadores: 286, 386 e 486.

A IBM montou e lançou o primeiro computador pessoal em parceria com a Intel-Fabricante do hardware e a Microsoft-Fabricante do software

Em pouco tempo a IBM deixou de ser a única empresa que “montava” PCs. Surgiram então diversas outras, usando o mesmo processador da Intel. Nessa mesma época, a Intel também teve seus primeiros concorrentes, como, por exemplo, a empresa AMD, que começou a fabricar processadores similares aos dela.

Enfim, desde então, a concorrência desses dois fabricantes de processadores (Intel e AMD) se tornou uma disputa de tecnologia, preços e mercado.

No momento, o importante é saber que desde o surgimento do ENIAC, passando pelo primeiro computador pessoal, até os dias atuais, os computadores vêm evoluindo para atender melhor às nossas necessidades (bem como às necessidades de venda das empresas fabricantes).

Mais adiante, você verá melhor a tecnologia e evolução dos processadores.

Resumo

Com o crescimento das atividades do homem e o aumento do fluxo das informações, fez-se necessário organizar esses dados de forma prática, rápida e seguros. Para isso, contamos com o auxílio dos computadores, que se tornam cada vez mais presentes em nossa vida.

Os conhecimentos na área de montagem e manutenção de micros capacitam o indivíduo a realizar manutenções em um computador, além de ampliar seus conhecimentos, fazendo a diferença no mercado de trabalho.

O computador se divide basicamente em duas partes: hardware softwareHardware é a parte física e softwares são os programas.

Desde a década de 1940, com o surgimento do primeiro computador até os dias atuais, os micros vêm evoluindo para atender às nossas necessidades.

 



 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES