Eventos e lazer no Hotel


Eventos na hotelaria
É um grande aliado dessa nova era da hotelaria o entretenimento. Dentro do turismo, é um dos segmentos que mais crescem. Hoje, esse setor vai além da recreação e equipes de lazer. É uma atividade que reúne altíssima tecnologia, métodos de gestão, planejamento específico, criatividade, entre outros.

O entretenimento pode significar um tempo maior do turista no destino, gerando mais recursos para a economia.

Entretenimento é um diferencial para quem precisa e quer se destacar no mundo competitivo. Com isso, o hotel tem de possuir espaços essenciais para a realização dos eventos.

Para os hotéis, os eventos são uma alternativa de receitas, podendo servir de espaço para reuniões de empresas, programas de treinamento, seminários, entre outros eventos. O setor de eventos, quando bem estruturado em um hotel, pode superar até a receita de Alimentos e Bebidas ou, no mínimo, ajudar esse setor a atingir um nível de faturamento invejável.

A coordenação de eventos é responsável por coordenar os grupos e os eventos realizados no hotel, desde a sua formalização, acompanhamento e execução até a avaliação final.

Tópicos necessários à realização de eventos, segundo Petrocci (2002):

  • Condições de estratégias.
  • Ambiência.
  • Estratégias de marketing.
  • Promoção do hotel.
  • Preparação dos espaços.
  • Equipamentos de multimídia.
  • Central telefônica e de informações.
  • Identificação de salas.
  • Tarifas.
  • Cartões de reservas.
  • Cortesias.
  • No show.
  • Alimentos e Bebidas.
  • Entretenimento de convidados.
  • Mídia.
  • Contrato.
  • Emergências.

O departamento de eventos do hotel é responsável pela captação e negociação dos eventos. Nesse sentido, para que os funcionários de vendas possam trabalhar, é necessário dispor de material informativo e de divulgação dos serviços oferecidos pelo hotel para uma melhor apresentação:

  • Layout de todos os espaços disponíveis.
  • Informações sobre as dimensões e capacidades de cada espaço.
  • Tarifas.
  • Preços de equipamentos e material de apoio.
  • Sugestões de alimentos e bebidas.
  • Modelo de contrato.

Salão de jogos, quadras, piscinas, áreas verdes para caminhada, sauna, academia de ginástica, boate, etc. são algumas das características de lazer que os hotéis possuem, voltados ao entretenimento dos hóspedes. Hoje em dia, é de suma importância o setor de lazer em hotéis do tipo Resort ou Pousadas, que é um serviço usual para hóspedes de hotéis localizados nos centros comerciais.

De acordo com a Revista Hotéis, com o crescimento do mercado de eventos corporativos no Brasil, os hotéis passaram a se especializar e oferecer uma estrutura completa, que vai desde a organização até o serviço de hospedagem corporativa. A partir disso, aliado a uma gestão cada vez mais profissional e investimentos contínuos nessa infraestrutura de serviços, os hotéis têm visto seus espaços de eventos se transformarem em uma “arma poderosa” frente à concorrência.

É o caso da Grand Hyatt São Paulo, localizado na zona sul da capital paulistana, que oferece uma ampla estrutura de salas que atendem aos diversos perfis/portes de eventos, corporativos ou sociais, e conta com equipamentos de última geração para suporte técnico. “Estamos preparados para prover toda a infraestrutura de eventos para nossos clientes e atender seus parceiros. E, nesse sentido, indispensável mesmo é a satisfação e a preferência dos clientes”, conta Ana Luiz Masagão, Diretora de Marketing e Vendas do Grand Hyatt São Paulo. (www.revistahoteis.com.br)

Figura 11: Programação de recreação.




 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES