Ajuste do balanço de branco


Para explicar o que É o balanço de branco primeiramente devo dizer que cada fonte de luz tem uma “temperatura” diferente.  Não me refiro à temperatura como o grau de calor que desprende, mas o grau de “calor” da luz que se projeta. Assim, uma lâmpada de tungstênio tradicional faz com que as fotos fiquem avermelhados e quentes, lâmpadas fluorescentes fazem as fotos ficarem  com tom esverdeado e a luz de flash a fazem ficar esbranquiçada.

ajuste ou balanço de branco é uma característica de câmeras digitais que podem corrigir as cores de uma imagem dependendo das condições de iluminação em que elas foram tiradas. Não é a mesma coisa tirar fotos em plena luz do dia com tirar fotos com luzes artificiais ou flash.

imagem

A correção ocorrerá no momento do disparo para fotos em JPG ou pode posteriormente mudar se a foto estiver no formato RAW.

Na imagem acima se mostra o ajuste de branco em uma Canon EOS 400D, o que nos permite escolher entre automático, dia ensolarado, áreas sombreadas, nublado, luz de tungstênio, luz fluorescente, flash e modo personalizado . Estas são as formas de ajustes de brancos  mais comuns nas maiorias das máquinas digitais.

Ajuste automático

Este é o ideal quando a iluminação no momento da foto não tem uma predominância de qualquer um dos outros tipos ou quando há uma mistura de dois tipos de iluminação em uma única cena, por exemplo normal e lâmpadas fluorescentes.

Dia ensolarado

Quando o dia está ensolarado as fotos tendem a ficarem um pouco saturadas e, assim, perdem um pouco de cor. Com essa configuração recupera a cor natural. Recomendamos usar esta definição apenas quando o sol é muito forte. Caso contrário, recomendamos usar o modo automático.

imagem

Sombra

Assim como em áreas com abundância de sol as cores são modificados, em áreas com sombras (áreas arborizadas, sombras de edifícios, etc.) é difícil de distinguir todas as diferentes tonalidades de cor em uma imagem. Este ajuste de branco permite que você recupere as cores naturais. Recomenda-se usar em áreas onde há sombras ou áreas onde a luz natural mal chega (por exemplo, em florestas altamente densas).

imagem

Dia nublado

A foto feita no dia nublado perde muito saturação e cor. Com este ajuste recuperamos. Recomendamos o uso em dias totalmente nublados, mas não em um momento onde há uma pequena nuvem cobrindo o sol.

imagem

Luz artificial de tungsténio

luz de tungsténio é uma luz tradicional de filamento. Esta luz produz um tom vermelhado nas imagens que distorcem as cores. Este modo de ajuste remove tais nuances dominantes e corrige as cores para um tom mais natural. Recomenda-se usar em fotos a noites sem flash, em ambientes fechados e fotos noturnas de cidades iluminadas com esse tipo de luz.

Até agora vimos que o ajuste de branco modifica ligeiramente as cores. Se bem que sob luzes artificiais a distorção de cor é mais acentuada. Portanto, torna-se quase obrigatório definir corretamente o ajuste de branco.

imagem

Luz artificial fluorescente

Este tipo de luz é emitida por lâmpadas fluorescentes, lâmpadas e luzes de néon. Esta luz produz um dominante tom esverdeado nas imagens que distorcem as cores. Este modo de ajuste remove tais tons dominantes e corrige as cores para o mais natural possível. Recomenda-se usar em fotos sem flash, cuja iluminação interior é fluorescentes e em fotos noturnas de cidades que usam este tipo de iluminação.

imagem

Flash

Fotos tiradas com flash matam muitas vezes as cores, deixando a imagem esbranquiçada, especialmente quando o flash é frontal. Este efeito é especialmente irritante nas fotos de pessoas, o que é faz perder completamente o tom natural da pele. Com este ajuste de branco o efeito é minimizado e recupera-se as cores naturais.

imagem

Ajuste de branco personalizado

Ajuste de branco personalizado nada mais é do que definir a câmera para que ela entenda o que é branco em condições de luminosidade específicas. Desta forma tem um padrão de temperatura de cor que é capaz de corrigir as cores das imagens tiradas sob as mesmas condições.

Este é o ajuste de branco mais exato de todos e é especialmente útil em situações extremas, como uma rua iluminada com uma luz especialmente alaranjada. Os resultados podem ser espetaculares, já que a câmera pode recuperar aparentemente cores que o olho humano não percebe em um determinado momento.

Em cada câmera o ajuste de branco personalizado se encaixa de diferentes maneiras. Consulte o manual da sua câmera para fazer isso. Um bom método é tirar uma foto de objeto branco como amostra

No exemplo abaixo eu fotografei um edifício branco. De acordo com o manual da minha câmera apenas a área central da foto será utilizado como amostra, por isso não me incomodei em ter áreas escuras ao redor. Uma vez tirada uma foto de parte do edifício como amostra, indiquei através dos menu de ajuste de branco personalizado da câmera que a imagem era a que desejava usar como referência. Finalmente, definir a câmera no modo de configuração personalizada.

imagem

Finalmente Lembre-se que se costumamos fazer qualquer verificação de ajuste de branco antes de tirar uma foto e de como ajustamos este parâmetro. Uma vez que não podemos perceber isto somente depois que tiramos a foto.


 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES