Engajamento de Funcionários

Engajamento de Funcionários



O engajamento de funcionários é uma abordagem no local de trabalho projetada para garantir que os funcionários estejam comprometidos com os objetivos e valores da empresa, incentivados a contribuir para o sucesso organizacional e capazes de melhorar seu próprio bem-estar.

Aqui acredita-se que todos os três componentes: Atitudes, Comportamentos e Resultados fazem parte da história de engajamento.

Existe um pensamento que quando as pré-condições de engajamento são atendidas, os três aspectos do engajamento desencadeiam e reforçam um ao outro.

As organizações envolvidas têm valores fortes e autênticos, com evidências claras de confiança e justiça baseadas no entendimento mútuo, onde promessas e compromissos entre empregadores e funcionários, são compreendidos e alcançados.

Apesar de haver algumas opiniões sobre as definições do envolvimento dos funcionários, há três coisas que podemos dizer sobre isso:

  • É mensurável.
  • Pode ser correlacionado com o desempenho.
  • Isso varia de ruim a ótimo.

O que é mais importante ainda, os empregadores podem ter um grande impacto no nível de envolvimento das pessoas através da apreciação, interações saudáveis, debates, discussões em grupo, jogos comuns, etc.

Isso é o que torna o envolvimento dos funcionários tão essencial como uma ferramenta para o sucesso do negócio.

Regras de Engajamento de Funcionários

Cada RH é obrigado a seguir um conjunto de regras para manter a ética e justificar o papel do RH.

As seguintes regras devem ser seguidas para envolver os funcionários em uma organização.

  1. Não se preocupe com comentários

Não julgue as pessoas com base no que os outros dizem sobre elas.

Em vez disso, julgue uma pessoa sobre suas habilidades e desempenho.

  1. Descubra o objetivo da sua empresa

Identifique o objetivo da empresa, descubra também os novos objetivos ou pontos-alvo que podem ser definidos para a empresa.

  1. Pesquise, mas seja breve e acompanhe

Quando perguntado sobre uma atualização, tente fornecer somente o suficiente; seja específico.

Não há sentido em explicar detalhes desnecessários, que não são relevantes para o tópico.

  1. Faça somente o tanto que você pode fazer

Dê um tempo. Não tente completar um trabalho que não dá para ser completado de uma só vez; analise seu potencial e trabalhe de acordo com ele.

  1. Não se preocupe com o envolvimento

Não se preocupe em sempre se encaixar no grupo; mostre o que você é. As regras são boas, mas simplesmente ter conversas reais e perguntar aos funcionários o que podemos fazer melhor é muito mais valioso.

Se os funcionários não podem sentar-se com seu chefe e falar sobre as coisas, isso pode ser prejudicial para a empresa a longo prazo – não importa quantas regras rigorosas sejam postas em prática.




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