Batidas X (Colcheia pontuada)


Vamos agora aprender mais um elemento importante da música, o Ponto de Aumento. O ponto de aumento é utilizado para aumentar a metade do tempo de uma figura ritmica, portanto, em um compasso de 4/4, uma colcheia é igual a ½ tempo, no momento em que colocamos um ponto de aumento é se transformara em ¾ de tempo, para exemplificar melhor, uma semínima vale 1 tempo, quando colocamos o ponto de aumento ela vai acrescentar ½ tempo e passa a valer 1½, um tempo e meio,

Agora vamos trabalhar o ponto de aumento nas notas da caixa, analise muito bem o exercício para não haver dúvidas e a execução possa ser feita corretamente.

Na figura a abaixo, note que a linha curva sobre a cabeça da nota (ligadura), ela mostra que a nota deve ser executada como apenas uma só. Este é o resultado que o ponto de aumento vai dar a nota, é uma forma mais simples de escrita e de leitura.

image

Fig.71 – Exemplo de aplicação do ponto de aumento em uma colcheia

Nas batidas abaixo vamos tocar algumas figuras com ponto de aumento, mas antes vamos analisar duas formas de escrita de uma mesma batida:

Vamos tocar agora algumas notas com ponto de aumento, mas antes vamos analisar as formas de escritas abaixo, uma com o ponto de aumento e outra sem.

image

Fig.72 – Exemplo de aplicação do ponto de aumento em uma colcheia

Antes de começarmos, vamos citar alguns pontos a serem observados, note que o ponto de aumento desloca a figura seguinte para o contratempo do chimbal, nestes exercícios procure tocar a caixa e do bumbo acompanhando a cadencia e o andamento dado pelo chimbal, note que é o chimbal que conduz a batida.

image

Fig.73 – Exercício de batida com ponto de aumento na colcheia


 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES