A Objetiva


objectiva é a parte da câmara, que dirige os raios de luz para o sensor.

Consiste em uma ou várias lentes de forma convexa que projeta os raios de luz que atravessam em um ponto chamado Focus. Quando focamos com a câmera realmente o que fazemos é combinar o foco com o sensor da câmera para obter uma imagem nítida.
Com ele, ajustar o comprimento focal (zoom) e foco. Com uma distância focal de 50 milímetros você tem uma visão que é mais parecido com o olho humano.

imagem

Cada objetiva tem uma série de características que a tornam mais adequada para os tipos de fotos que se deseja tirar:

  • Distância mínima do foco: Esta é a distância a partir da qual você pode focar. Se tentarmos tirar uma foto abaixo dessa distância, a lente não será capaz de focar e a imagem ficará borrada.
  • Abertura máxima do diafragma: Como vimos na lição de abertura, cada lente tem uma abertura máxima de diafragma.
  • Comprimento focal mínimo e máximo: O grau de zoom que ela tem. Uma objetiva pode ser focal fixa ou focal variável (tipo de zoom).
  • Estabilizador de imagem: O estabilizador de imagem é um sistema que reduz as vibrações, evitando trepidação. Torna mais fácil tirar fotos mais nítidas quando em movimento. Ele pode ser integrado na lente e também no corpo da câmera. A primeira opção torna a objetiva mais cara, embora seja mais eficaz. A segunda opção torna se mais barato, porque você pode comprar várias objetivas que não estão estabilizadas, mas já têm essa funcionalidade incorporada na máquina.
  • Foco: o sistema de autofoco varia em velocidade e precisão de acordo com o alcance do alvo. Os high-end uns têm um autofoco muito mais rápido e podem focalizar em circunstâncias de luz mais intensas. Este aspecto é especialmente importante para as fotografias em que há uma grande quantidade de movimento, como esportes. Outra diferença é que algumas objetivas permitem que você se concentre no seu uso manual do que automático.
  • Qualidade da construção: As objetivas profissionais são claramente de qualidade na construção com os objetivos domésticos. Eles permitem um uso mais extremo como eles estão mais preparados para o tempo inclemente, como a chuva, poeira e quedas. Mais uma vez, vale o preço.
  • Nitidez, distorção e aberrações: As objetivas distorcem a imagem, embora possa ser imperceptível. Isso é dado pela forma das lentes e pela precisão em seu processo de fabricação e fazer a imagem distorcer. Os desvios (imperfeições) das imagens reais de uma imagem ideal prevista pela teoria simples são chamadas aberrações. A soma é estes fatores faz uma objetiva mais ou menos claro e fiel à realidade.

    Compreendendo uma objetiva

    Vamos desmembrar um objetiva específica para entender como ela é e como podemos atender às suas características básicas de uma só vez. Neste caso, uma teleobjetiva 70-300 Canon:

    imagem

    É uma teleobjectiva de comprimento focal 70-300 mm. Isto significa que tem um zoom variável de 70 milímetros a 300 milímetros.

    A abertura máxima do diafragma é F4, quando o alvo está no fim de 70 milímetros focal e f5.6 quando ajustado para 300 mm. Esta abertura máxima é a mais comum nesta gama de objectivas.

    A abordagem do sistema é ultra-sônica. Canon chama este sistema de USM e tem vários graus de USM na sua gama. Embora esta objetiva é muito mais rápida e mais suave incidindo nada a ver com o USM dos intervalos altos.

    Ela tem estabilizador de imagem.

    A distância mínima de focagem é de 1,5 o que não a torna uma objetiva adequada para a fotografia macro.

    Quanto à qualidade de construção é normal, nem com aparência frágil nem particularmente robusta. Gama não profissional e não está preparada para o mau tempo como a chuva.

    Quanto a nitidez, distorção e aberrações é bem fiel. O ponto a favor dela é que tem as melhores lentes. As lentes são similares (não dizendo que são as mesmas) as que tem na gama da Canon que  já é uma gama profissional.

    É uma objetiva para fãs de fotografia.

    Tipos de Objetivas:

    Olho de peixe

    Elas fornecem um campo de visão máximo, chegando a 180 graus. Criam imagens muito espetaculares e claramente distorcidas. Um exemplo de olho de peixe é a objetiva Peleng 8 milímetros.

    imagem

    Grande Angular

    O campo de visão é maior do que a visão humana. Não tão grande quanto as de olho de peixe, mas quase. As imagens também são deformadas. A foto da amostra é feita com uma Sigma 10-20mm.

    imagem

    Zoom intermediário

    É o tipo de objetiva indispensável. Normalmente, ela cobre uma distância focal entre 18 milímetros e 90 milímetros. Elas são muito versáteis porque permitem que você modifique a composição rapidamente sem ter que tirá-la e que também têm função da grande angular, o que lhe permite abrir o campo de visão além da visão humana. foto abaixo foi feita com uma lente 17-50mm Tamron.

    imagem

    Teleobjetiva

    São as objetivas com comprimento focal maior. Ela nos permitem fechar o plano sem ter que estar muito mais perto. Elas são essenciais para fotografia de esportes e natureza.

    imagem

    Todo-o-terreno

    São objectivas que cobrem uma ampla faixa focal. Elas têm um pouco de tudo, grande angular, intermediária e zoom telefoto. Só não é a melhor escolha se você estiver procurando nitidez, brilho e qualidade, são objetivas muito confortáveis ​​porque evita constante mudança de lente e reduz volumes em viagens. Seu uso é amador.

    imagem

    Macro

    A peculiaridade dessas objetivas é que elas têm uma distância mínima de foco muito baixo. São as objetivas que oferecem menos distorção. Eles são ideais para fotografar de insetos, flores e pequenos detalhes.

    imagem

    50mm Clássica

    Em todos os tipos de objetivas que temos visto até agora há a possibilidade de que o alvo seja fixo ou variável. Se o focal for fixo, não podemos ampliar ou diminuir.
    Esta é uma boa maneira de tentar mais dificilmente encontrar um enquadramento perfeito, porque nós temos que mover.
    É por isso que a objetiva é de 50 mm, que é o mais semelhante à visão humana, é recomendado nas escolas de fotografia para a aprendizagem.
    Por outro lado, por ser muito mais simples e com menos lentes são mais baratas e oferecem uma alta qualidade e luminosidade. Elas são muito úteis para a fotografia de pessoas, porque a sua abertura máxima é geralmente muito grande e que ajuda a reduzir a profundidade do campo e, portanto, dar mais importância para o objetivo fotografado.

    imagem

    Objetivas com Inclinação ou Desvio

    É uma objetiva cuja construção permite que o eixo óptico mova-se, sendo descentrada e alterando o plano focal da câmara. Com ela você pode obter uma maior profundidade de campo,  é ideal para fotografia de paisagem, arquitetura e fotos de pessoas.

    imagem

    Refletores

    São objetivas que usam em sua construção uma combinação de espelhos curvados e de elementos de vidro. Elas são muito compacta em relação ao seu comprimento focal. Um alvo de 500 mm pode medir apenas 12 cm de comprimento. Estas lentes geralmente têm uma correção cromática muito boa e pode se concentrar em distâncias muito próximas. Como contrapartida, elas são geralmente de foco manual e têm uma única abertura de trabalho (o máximo), que geralmente é bastante limitado (F5 ou F8).

    imagem

    Leve em consideração

  • Use a capa da lente sempre que puder. Ela irá ajudá-lo a eliminar os reflexos irritantes.
  • Geralmente, as objetivas dão o seu mais alto grau de qualidade e clareza em aberturas intermediárias (F8, F11). Tente evitar as aberturas aos extremos, porque é onde ocorre mais distorção.
  • Primeiro você deve ajustar o comprimento focal e em seguida o foco.
  • Se você usar uma lente telefoto, certifique-se o tempo de exposição é baixo o suficiente para não ter qualquer trepidação. Use um tripé ou um monopé sempre que puder.
  • Tenha a lente sempre com a tampa para evitar a poeira e arranhões.
  • Proteja todas suas objetivas com um filtro UV ou uma clarabóia parafusada no fim. Este tipo de filtro não afeta a qualidade das fotos nem implica uma perda de luz. Entretanto pode conservar a vida útil da objetiva e fazer a limpeza é mais fácil porque podem ser desparafusados e lavados com sabão e água neutros.

    imagem

  • Antes de comprar uma objetiva que serve em uma câmera full frame (quadro completo). Atualmente, apenas câmeras profissionais possuem sensor full-frame, mas pode em breve começar a ver esta tecnologia em câmeras amadoras. Se você não tem isso em mente ao comprar uma câmera full frame, teríamos de comprar de volta todas as nossas lentes.


 
gyncursos.com.br © Desenvolvido por GYN SITES